none
Qual a melhor maneira para montar o projeto nesta situação? RRS feed

  • Pergunta

  • A intenção é fazer um sisteminha de cadastro, (usando banco sql server que vem com o Visual Studio 2005 mesmo). Neste sistema, quero que o banco de dados fique em uma das máquinas da rede, e os outros computadores da rede, vai usar o sistema, para movimentar os dados deste banco.

     

    Qual a melhor maneira de fazer isto?

     

     

    Observação:

    Pois o que vinha fazendo, era:

    - Criar um New Project em VB.Net;

    - Criar o banco pelo Server Explorer;

    - Adicionar o DataSource (c/ o Data Adapter);

    - Arrastar a tabela do DataSource para o Form;

    - Add New Project neste, de Instalador;

    - E gerei a instalação.

    Só que fazendo desta maneira, o instalador, vai jogar tudo pra pasta C:\Arquivos de programas\Projeto (inclusive o banco), sendo assim não é possível outras máquinas da rede movimentar o mesmo banco com este sistema. (Preciso que várias maquinas da rede, movimente um unico banco, localizado em uma das maquinas)

     

    Como é a melhor maneira deu fazer isto?

    Se puderem fazer um passo a passo meio q resumido, como o que fiz aqui acima... me ajudaria muito, pois estou muito confuso.

     

    Aguardo retorno,

     

    Valew pessoal.

    =)

    quinta-feira, 14 de junho de 2007 13:27

Respostas

  • Fala Rafael

    É o seguinte como vc disse que esta usando o visual Studio e Tb instalou o SQL Server 2005 certo?

    Com o SQL instalado vc deve ter uma instancia com o nome da sua maquina certo?

    Agora faz assim

     

    1 - Criar um New Project em VB.Net;

    2 – Clique em tools – Conect data base.

    3 – Selecione SQL Server

    4 – clique em continue

    5 – Clique em Server name (e selecione sua instancia “sua maquina”)

    6 _ Clique em OK depois crie seu banco de dados.

    7 – Adicione um datasource no seu projeto selecionando a novo conexão criada

    8 – arraste ate o form seu datasource com os campos dos banco

    9 – Gerar o instalador ( Clique em Project – propriedades do seu projeto)

    10 – Clique na aba Settings ( coloque o nome do servidor do banco de dados da sua rede com a instancia EX: servidor/sqlexpress

    11 – Clique na aba Publish (selecione a pasta para publicação)

    12 - Clique um publish wizard

    Esta pronto sua aplicação é só colocar o banco de dados no seu Server e distribuir o aplicativo..

    Qualquer coisa posta ae

     

    essa é a coisa bem basica mesmo hein..

    quinta-feira, 14 de junho de 2007 17:26
  • posta o erro aqui pode ser bloqueio de conexão

    quinta-feira, 14 de junho de 2007 20:01
  • tem que alterar para aceitar conexao remota no server de sql --

    iniciar - Programas - Microsoft Sql server 2005 - SQL Server Configuration Manager

    habilite - sql server browser

    depois estenda a aba e va em- Protocols for Sqlexpress - depois em TCP/IP

    em protocol habilite o tcp/ip

    em ipaddress - IPALL - coloque em tcp port 1033

    de ok em todas as janelas e reinicie o serviço do sql

     

    em firewall do windows adicione o servidor de sql server e o serviço sql browser.

     

    veja estes posts

     

     http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms175043(SQL.90).aspx

    http://support.microsoft.com/default.aspx/kb/841249/pt-br

     

    isso deve bastar para vc se conectar ao sql mas mande sempre a mensagem de erro do seu sistema pra gente saber oque esta ocorrendo

     

     

     

     

    se esta mensagem foi util a vc marque como RESPOSTA... isso ajuda o forum valeu

    quarta-feira, 20 de junho de 2007 20:58
  • ok qualuer coisa posta ai

    mais uma coisa quendo sua houver uma resposta para sua pergunta que resolva seu problema poste como resposta assim os posts podem ser fechados e ajuda os usuarios no forum ok...

    quinta-feira, 28 de junho de 2007 14:48

Todas as Respostas

  • Fala Rafael

    É o seguinte como vc disse que esta usando o visual Studio e Tb instalou o SQL Server 2005 certo?

    Com o SQL instalado vc deve ter uma instancia com o nome da sua maquina certo?

    Agora faz assim

     

    1 - Criar um New Project em VB.Net;

    2 – Clique em tools – Conect data base.

    3 – Selecione SQL Server

    4 – clique em continue

    5 – Clique em Server name (e selecione sua instancia “sua maquina”)

    6 _ Clique em OK depois crie seu banco de dados.

    7 – Adicione um datasource no seu projeto selecionando a novo conexão criada

    8 – arraste ate o form seu datasource com os campos dos banco

    9 – Gerar o instalador ( Clique em Project – propriedades do seu projeto)

    10 – Clique na aba Settings ( coloque o nome do servidor do banco de dados da sua rede com a instancia EX: servidor/sqlexpress

    11 – Clique na aba Publish (selecione a pasta para publicação)

    12 - Clique um publish wizard

    Esta pronto sua aplicação é só colocar o banco de dados no seu Server e distribuir o aplicativo..

    Qualquer coisa posta ae

     

    essa é a coisa bem basica mesmo hein..

    quinta-feira, 14 de junho de 2007 17:26
  • Então Guilherme,

     

    é aí que tá cara...

    eu até tinha pensado em algo do tipo (um banco no server)

    só que não consigo... não consigo criar um banco assim (tá tando um erro)

    é assim:

    vou em Conect To Database, seleciono SQLServer, aí lá em Server aparece o nome do meu pc (RAFA), seleciono ele, aí clico em OK, e dá um erro lá...

    só que agora to no serviço, e não tenho o erro aqui...

    qdo chegar em casa, replicarei o senário, e postarei novamente passando o erro...

    talvez seja algum problema nas config do service do server, sei la....

     

    Até mais...

    Abraços

    quinta-feira, 14 de junho de 2007 18:12
  • posta o erro aqui pode ser bloqueio de conexão

    quinta-feira, 14 de junho de 2007 20:01
  • Conseguíiiiiiiiiii caaaara

    =)

    hehehe

    era um erro muito tosco

    é que eu nunca tinha criado uma conexão com SQL Server

    aí quando pede para selecionar o Server, eu clicava na setinha, e la aparecia o nome da minha maquina na rede (RAFA), aí eu selecionava só ísso...

    aí depois tentando me conectar pelo Toad For SQL Server, conseguí, e notei quem nele, em Server Name estava RAFA\SQLEXPRESS aí tentei colocar isto no Visual Studio, e conseguiii

    agora tá beleza... fiz uma aplicaçãozinha de cadastro só pra testar, com o procedimento que vc passou... e deu belezinha....

    hehe

    e já dei uma fuçada também no arquivo de configuração que gera depois da instalação...

     

    é mais o menos isso que tenho que fazer neh?!?! :

    quando eu estiver desenvolvendo, deixo assim mesmo... aí qdo eu for testar no cliente, tenho que instalar o SQL Server no servidor dele, instalar o sistema, e alterar o arquivo de configuração na ConnectionString para o nome do servidor dele

    Correto?

    sexta-feira, 15 de junho de 2007 12:05
  • Tipo

    criei o banco em minha maquina,

    e desenvolví o sistema em minha maquina....

    já habilitei no sql server a opção de TCP/IP

    na minha maquina abre normal... (se eu abrir o arquivo projeto.exe.config), e alterar a string de conexão para meu IP, ou o nome da minha maquina, funciona normal)

    mas se instalo o sistema na maquina da minha irmã, não funciona

    pq?

    é preciso fazer alguma config q eu não fiz?

    é preciso já programar desde o inicio com o banco em outra maquina?

     

     

    Abraços

    terça-feira, 19 de junho de 2007 16:10
  • tem que alterar para aceitar conexao remota no server de sql --

    iniciar - Programas - Microsoft Sql server 2005 - SQL Server Configuration Manager

    habilite - sql server browser

    depois estenda a aba e va em- Protocols for Sqlexpress - depois em TCP/IP

    em protocol habilite o tcp/ip

    em ipaddress - IPALL - coloque em tcp port 1033

    de ok em todas as janelas e reinicie o serviço do sql

     

    em firewall do windows adicione o servidor de sql server e o serviço sql browser.

     

    veja estes posts

     

     http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms175043(SQL.90).aspx

    http://support.microsoft.com/default.aspx/kb/841249/pt-br

     

    isso deve bastar para vc se conectar ao sql mas mande sempre a mensagem de erro do seu sistema pra gente saber oque esta ocorrendo

     

     

     

     

    se esta mensagem foi util a vc marque como RESPOSTA... isso ajuda o forum valeu

    quarta-feira, 20 de junho de 2007 20:58
  • Então cara

     

    to conseguindo legal agora conexão....

     

    só que estou com umas outras duvidas agora...

     

    mas aí já é outra história, outro assunto...

    então vou abrir outro tópico

    hehe

     

    Valew a força aí hein

    terça-feira, 26 de junho de 2007 11:38
  • ok qualuer coisa posta ai

    mais uma coisa quendo sua houver uma resposta para sua pergunta que resolva seu problema poste como resposta assim os posts podem ser fechados e ajuda os usuarios no forum ok...

    quinta-feira, 28 de junho de 2007 14:48