Envio de email pelo Excel - por data de expiração e destinatário variável
-
terça-feira, 6 de março de 2012 12:29
Bem pessol, estou com um pequeno problema. Tenho uma planilha de controle de disponibilidade de arquivos em rede, onde cada solicitação tem uma data de expiração e quando atingir esse limite tenho que enviar um email para o solicitante informando que o arquivo expirou o tempo de disponibilidade na rede.
A planilha tem o seguinte modelo:
S I G L A - U S U A R I O Data que expira Data envio última notificação AF 6/3/2012 6/2/2012 AEB 6/3/2012 6/2/2012 AEB 29/3/2012 AFD 6/3/2012 6/2/2012 AGM 13/3/2012 AGM 14/3/2012 Sendo que, o email dos usuários são defindos pela sigla de logon, preciso de duas variáveis, onde uma determinará o destinatário do email e outra validará se a data está expirada ou não para enviar ou não o email.
Pesquisando um pouco cheguei a esse código:
Code SnippetSub Envio_Email()
Set myOlApp = CreateObject("Outlook.Application")
Set myItem = myOlApp.CreateItem(olMailItem)
Set myAttachments = myItem.Attachments
Set Planilha = Sheets(1)Conteúdo = "Cod" & vbTab & vbTab & "Data" & vbTab & vbTab & "Empresa" & vbTab & vbTab & "Produto" & vbLf
N = Planilha.Cells(Planilha.Rows.Count, 2).End(xlUp).Row
For i = 2 To N
DataRef = CDate(Planilha.Cells(i, 2).Value)
If DataRef < Date Then
Conteúdo = Conteúdo & Trim(Planilha.Cells(i, 1)) & vbTab & vbTab
Conteúdo = Conteúdo & Trim(Planilha.Cells(i, 2)) & vbTab & vbTab
Conteúdo = Conteúdo & Trim(Planilha.Cells(i, 3)) & vbTab & vbTab
Conteúdo = Conteúdo & Trim(Planilha.Cells(i, 4)) & vbLf
End If
Next iWith myItem
.To = "sigla@mmso.com.br"
.Subject = "Expirado a data de disponibilidade de seus arquivos"
.Body = Conteúdo
.Save
End WithEnd Sub
Porém, não consegui mudar para que o destinatário seja definido pela coluna onde estão as respectivas siglas dos solicitantes dos arquivos em rede.
Meu conhecimento de VBA é precário, preciso da ajuda de vcs para resolver este pequeno impasse.
- Editado Fernando F. Melchiori terça-feira, 6 de março de 2012 12:33 alterado a planilha modelo.
Todas as Respostas
-
terça-feira, 6 de março de 2012 23:28
Seu código precisa de somente algumas alterações, que são elas:
Seu bloco With deve ficar dentro do bloco For antes do Endif, e após o comando .TO deve ser colocado o caminho da celula onde contém o email do destinatário.
Qualquer dúvida estou a disposição- Marcado como Resposta Fernando F. Melchiori quinta-feira, 8 de março de 2012 12:16
- Não Marcado como Resposta Fernando F. Melchiori quinta-feira, 8 de março de 2012 18:41
-
quarta-feira, 7 de março de 2012 18:46
Ficaria dessa forma então?
Private Sub CommandButton1_Click()
Set myOlApp = CreateObject("Outlook.Application")
Set myItem = myOlApp.CreateItem(olMailItem)
Set myAttachments = myItem.Attachments
Set Planilha = Sheets(1)
N = Plan1.Cells(Plan1.Rows.Count, 1).End(xlUp).Row
For i = 3 To N
DataRef = CDate(Plan1.Cells(i, 4).Value)
If DataRef < Date Then
Conteúdo = "Prezado(a)" & vbCrLf & "Estamos realizando uma tarefa de limpeza de dados no nosso servidor MMSPOFOR que hospeda vários documentos de usuários e com isso localizamos uma pasta que está com a sua sigla (" & Trim(Plan1.Cells(i, 1)) & ") contendo alguns documentos." & vbCrLf & vbCrLf & "Link com arquivos para verificação: \\mmspofor\dados$\" & Trim(Plan1.Cells(i, 2)) & vbCrLf & vbCrLf & "Gostaríamos de saber que medidas podemos tomar:" & vbCrLf & "- Apagar a pasta;" & vbCrLf & "- Manter a pasta armazenada por mais N dias, tendo como limite 30 dias." & vbCrLf & "- Fazer um backup em CD/DVD e apagar do servidor." & vbCrLf & "Obs.: Em caso de backup de CD/DVD, a mídia deve ser fornecida pelo solicitante." & vbCrLf & "Obrigado pela atenção." & vbCrLf
With myItem
.To = "& Trim(Plan1.Cells(i, 1)) &@machadomeyer.com.br"
.Subject = "Servidor temporario de arquivos (MMSPOFOR)"
.Body = Conteúdo
.Save
End With
End If
Next i
End Sub- Editado Fernando F. Melchiori quinta-feira, 8 de março de 2012 18:54 Removido as linhas de comentários do código
-
quinta-feira, 8 de março de 2012 00:06
Isso mesmo Fernando.
Só dê mais uma conferida nas concatenações para que o código funcione da maneira desejada
ex.: .To = Trim(Plan1.Cells(i, 1)) & "@machadomeyer.com.br"
Abrç
- Marcado como Resposta Fernando F. Melchiori quinta-feira, 8 de março de 2012 12:16
- Não Marcado como Resposta Fernando F. Melchiori quinta-feira, 8 de março de 2012 18:41
-
quinta-feira, 8 de março de 2012 12:16
Jhonatan, fiz a alteração que vc informou, mas não enviou nenhum e-amail.
Fiz a depuração do código e não retornou nenhum erro, aparentemente as variáveis recebem os dados esperados, mas não foi recebido nenhum email nos testes que efetuei.
Será que tenho que habilitar alguma outra bibliotecao diferente da Microsoft Office 12.0 Object Library?
Grato pela ajuda.
- Editado Fernando F. Melchiori quinta-feira, 8 de março de 2012 12:26
-
quinta-feira, 8 de março de 2012 21:41No lugar de .save coloca .send
-
sexta-feira, 9 de março de 2012 12:32
Ah! agora sim... essa meio que foi por dedução, ontem alterei esse comando e funcionou... porém está com outro erro.
Erro em tempo de execução '-2147221238 (8004010a)
O item foi movido ou excluido.E na depuração indica a linha:
.To = Trim(Plan1.Cells(i, 1)) & "@machadomeyer.com.br"
a planilha que estou usando como base para os testes está no link abaixo:
http://bit.ly/xW8oFO
Vou pesquisar o erro na internet, caso eu encontre algo edito este post.
Grato!
-
segunda-feira, 12 de março de 2012 02:09
Fernando
Após o envio de cada email deve ser limpado da memória as variáveis utilizadas para criação do email.
abaixo segue seu código com a alteração.
Sub h() Set Planilha = Sheets(1) N = Plan1.Cells(Plan1.Rows.Count, 1).End(xlUp).Row For i = 3 To N DataRef = CDate(Plan1.Cells(i, 4).Value) If DataRef < Date Then Conteúdo = "Prezado(a)" & vbCrLf & "Estamos realizando uma tarefa de limpeza de dados no nosso servidor MMSPOFOR que hospeda vários documentos de usuários e com isso localizamos uma pasta que está com a sua sigla (" & Trim(Plan1.Cells(i, 1)) & ") contendo alguns documentos." & vbCrLf & vbCrLf & "Link com arquivos para verificação: \\mmspofor\dados$\" & Trim(Plan1.Cells(i, 2)) & vbCrLf & vbCrLf & "Gostaríamos de saber que medidas podemos tomar:" & vbCrLf & "- Apagar a pasta;" & vbCrLf & "- Manter a pasta armazenada por mais N dias, tendo como limite 30 dias." & vbCrLf & "- Fazer um backup em CD/DVD e apagar do servidor." & vbCrLf & "Obs.: Em caso de backup de CD/DVD, a mídia deve ser fornecida pelo solicitante." & vbCrLf & "Obrigado pela atenção." & vbCrLf Set myOlApp = CreateObject("Outlook.Application") Set myItem = myOlApp.CreateItem(olMailItem) Set myAttachments = myItem.Attachments With myItem .To = Trim(Plan1.Cells(i, 1)) & "@machadomeyer.com.br" .Subject = "Servidor temporario de arquivos (MMSPOFOR)" .Body = Conteúdo .Send End With myOlApp.Quit Set myOlApp = Nothing Set myItem = Nothing Set myAttachments = Nothing End If Next i End SubObs.: Durante o teste enviei alguns email´s para os cadastros da plan peço desculpas
abraç
- Marcado como Resposta Fernando F. Melchiori segunda-feira, 12 de março de 2012 12:49
-
segunda-feira, 12 de março de 2012 13:00
Jhonatan vc salvou a patria, com isso vou reduxis 2 dias de trabalho para apenas alguns minutos!Só mudei uma coisa, eu troquei a posiçao do comando "myOlApp.Quit" para que o Outlook não fosse fechado durante a execução do laço e sim ao final do comando. Ficou perfeito!!
Muito Obrigado pela ajuda!!
-
domingo, 16 de setembro de 2012 16:46
Fernando, voce teria o código final para eu testar? Aqui gerou um erro:
" Erro de tempo de execução '287': Erro de definição de aplicativo ou de definição de objeto"
Não consegui baixar a planilha no link indicado, voce poderia me ajudar?
Obrigado