Criação de Relatorios
-
sexta-feira, 27 de abril de 2012 16:46
Pessoal boa tarde,
Sou novato em SQL, e aqui na empresa ocorreu um problema de divergencia entre a empresa que prestava serviços para nos com relação ao programa que usamos internamente, como haviamos comprado esse programa, entao agora so nao temos mais o suporte. Com isso sempre surge a necessidade de novos relatorios. Hoje temos um programa a parte que foi desenvolvido por essa empresa onde existem varios menus com Relatorios diversos, porem hoje temos acesso a todas as tabelas do banco, e minha duvida é mais em relação ao caminho das pedras, que devo seguir para conseguir criar novos relatorios e O MAIS IMPORTANTE, como disponibilizar esses relatorios na Rede para que os clientes acessem, como por exemplo com filtro por data ou outros campos.
Como disse acima, eu sei que isso nao é facil, mas nao tenho noçao se existe algo mais facil para mim tentar desenvolver, ou se existe algo mais trivial, enfim preciso muito das dicas pois estamos passando por problemas serios em relação a isso e preciso nesse momento apagar esse incendio.
Agradeço muito quem puder me ajudar
abs
Todas as Respostas
-
sexta-feira, 27 de abril de 2012 19:27
Danilo, boa tarde.
Esta pergunta vai depender de muitas variáveis.
1 - Como eram desenvolvidos os antigos relatórios? Que plataforma o usuário visualizava os relatórios (web, desktop)? Qual era a experiência do usuário em relação aos relatórios desenvolvidos?
2 - Qual o perfil de usuário que vai ver os relatórios? Diretores, gerentes, usuários operacionais, usuários com conhecimentos avançados?
3 - Qual a infra disponível para publicar os seus relatórios? Possui um servidor exclusivo? Intranet? Extranet? Qual a capacidade destes servidores?
Citei apenas algumas variáveis que devem levar em consideração, principalmente no ponto onde vc está, ou seja, o seu usuário já está habituado a este ambiente, vc deverá desevnolver igual ou melhor a este ambiente, ou seu feed back será muito negativo.
A microsoft disponibiliza uma plataforma completa de BI e vc poderá utilizá-lo de acordo com a necessidade de sua empresa.
Para relatórios mais estáticos, recomendo o reporting services (RS). Vc poderá disponibilizar os relatórios desenvolvidos em RS de várias maneiras: Via sharepoint, via aplicação ou simplesmente via gerenciador de relatórios.
Para análise mais detalhada dos dados vc pode utilizar uma ferramenta como o analisys services, onde o usuário poderá realizar drill down nos dados para uma análise mais eficaz no detalhe do dado. Para consumir os dados OLAP, vc pode utilizar o sharepoint ou o excel.
Adicionalmente vc pode trabalhar com exporações de dados para os mesmos fiquem desconectados. Esta técnica é bastante usada para empresas que não podem comprar muitas licenças do SQL. AO invés de deixar o usuário conectado no SQL, vc pode utilizar um usuário que exporta os dados necessários e segmentados para arquivos em forma excel. No excel por sua vez, vc poderá desenvolver um layout amigável baseado nesses dados exportados. Desta forma vc pode montar vários relatórios na plataforma excel para usuários que não tem permissão de acesso ao SQL.
Bom essas foram somente algumas dicas. Se precisar de mais informações, o meu twitter está no rodapé... pode entrar em contato que eu responderei demais dúvidas.
Abs.
Eduardo Gomes - http://www.h1solucoes.com.br - Twitter: @edugp_sp
- Sugerido como Resposta Junior Galvão - MVPMVP quinta-feira, 3 de maio de 2012 16:16
- Marcado como Resposta Richard JuhaszOwner terça-feira, 30 de outubro de 2012 16:07
-
sexta-feira, 27 de abril de 2012 20:59
Boa noite Danilo,
Acredito que a maioria de suas dúvidas já foram respondidas pelo Eduardo.
Porém o Eduardo não está se ligando que a empresa que prestava serviços para vocês já trabalhava com o Reporting Services (ao menos foi o que eu entendi).
Dessa forma, acredito que a melhor maneira de você trabalhar com esses relatórios seja através do BIDS (Business Inteligence Development Studio), que pode ser instalado através do pacote do SQL Server, disponível a partir da versão do SQL 2000 (se não me engano).
Tem um livro que ensina a instalar e configurar o Reporting Services (http://compare.buscape.com.br/microsoft-sql-server-2005-reporting-services-passo-a-passo-stacia-misner-hitachi-consulting-8560031863.html).
Este livro que citei é da versão 2005, porém a diferença da versão 2005 e 2008 é minima em relação a configuração.
Este livro também ensina a criar relatórios básicos e avançados.
Rodrigo Ataíde.
- Sugerido como Resposta Junior Galvão - MVPMVP quinta-feira, 3 de maio de 2012 16:16
- Marcado como Resposta Richard JuhaszOwner terça-feira, 30 de outubro de 2012 16:07