Data Warehouse, arquitetura e como criar usando o SQL Server Integration Services?

Answered Data Warehouse, arquitetura e como criar usando o SQL Server Integration Services?

• segunda-feira, 26 de março de 2012 05:16

Boa madrugada pessoal,

Estou montando um data warehouse na área de pesquisa medica, sem fins lucrativos, e como é meu primeiro projeto, estou com algumas dúvidas:

Segue o contexto do projeto:

Eu tenho dados de pacientes(como endereço, clinicas que utiliza, idade, etc) e exames de inúmeras áreas de cada paciente (áreas ligada a psicologia, educação física, odonto, etc.).

A principio, estes dados serão analisados por pesquisadores, ou seja, o pessoal de psicologia iria analisar e cruzar dados de exame de cada paciente somente de sua área, usando cubos para poder ajudar numa pesquisa interna. E isso se repete para as demais áreas.

Futuramente, daqui um ou dois anos, eles poderiam cruzar dados de áreas diferentes, mais isso já é outra coisa.

A minha dúvida é saber se eu realmente estou no caminho certo para criar o DW, pois após ler e ler muita teoria, estou com problema na hora de jogar tudo isso pra pratica.

- Na teoria eu pensei em criar um Data Warehouse multidimensional usando o modelo estrela(star). Mais ai começa as dúvidas, eu sei que tenho que ter a tabela fato, as medidas e as dimensões. Também vi algumas recomendações de se ter apenas uma tabela fato. Com isso pensei em iniciar o projeto com uma tabela fato, abordando apenas uma área de pesquisa, até mesmo para conhecimento.

Na pratica, eu criei um banco e separei as informações em tabelas diferentes, uma com dados de pacientes, uma tabela para cada tipo de exame(de todas as áreas, como PSICO1, PSICO2, ODONTO1, ODONTO2), uma tabela responsável pelo gerenciamento do tempo(dias, meses, semestres, anos, etc). Agora gostaria de saber se isto é o conceito de um data warehouse, ou se estou embaralhando os conceitos com a pratica.

Outro ponto é a criação dos data marts, que em minha visão, seria a separação dos inúmeros exames por áreas, como odonto, psicologia e etc. Estes data marts como são feitos? de maneira genérica, são criando tabelas especificas, que reúnem todos os exames de um determinada áreas(que seria o tema, na teoria) dentro do data warehouse, ou criando um novo banco com varias tabelas de exames separadas?

A parte de criação de cubos estou bem sossegado quanto a isto pois já achei um vídeo que relaciona a teoria com a pratica usando o BIDS. Mais antes disso preciso do datawarehouse.

Se alguém tiver qualquer material, ou indicação de leitura, mesmo em inglês, para me ajudar nesse processo de pegar a teórica pra pratica, eu aceito.
    Email para contato: bi@alex-andrade.eti.br

Desde já agradeço a atenção de todos

OBS.: Eu tenho todo o ambiente de desenvolvimento Miscrosoft disponível para o desenvolvimento, como Sql Server 2008 R2 Enterprise, com Analysis Services, BIDS, e etc.

Todas as Respostas