Pergunta Relacionamento de tabelas

• terça-feira, 27 de março de 2012 22:23

Pessoal, help!!!

Preciso descobrir onde que estou errando.

Tenho duas tabelas: Pais e Filhos

No MS-SQL Server management construo as tabelas da seguinte forma:

IDpais: int (tipos de dados), 4 (comprimento), Não (permitir nulos), Não (Exclusivo), Sim (chave primária) --> True 1, 1 (identidade);

Nome do pai: nvarchar (tipos de dados), 100 (comprimento), Sim (permitir nulos), Não (Exclusivo), Não (chave primária);

Nome da mãe: nvarchar (tipos de dados), 100 (comprimento), Sim (permitir nulos), Não (Exclusivo), Não (chave primária);

Na tabela filhos

IDfilhos: int (tipos de dados), 4 (comprimento), Não (permitir nulos), Sim (Exclusivo), Sim (chave primária) --> True 1, 1 (identidade);

IDpais: int (tipos de dados), 4 (comprimento), Não (permitir nulos), Não (Exclusivo), Sim (chave primária) --> False (identidade);

Nome do filho: nvarchar (tipos de dados), 100 (comprimento), Sim (permitir nulos), Não (Exclusivo), Não (chave primária);

Criei o relacionamento clicando em propriedades da tabela filhos: Relfilhopai - IDpais (coluna de tabela de Chaves Primárias) e IDpais (coluna de tabela de Chaves Estrangeiras)

No VS2010

Inseri Data Sources e na tabela Pais aparece o relacionamento filhos onde em pais selecionei Details e em filhos DataGridView. Arrastei os icones para a área do formulário. Ao executar o projeto, pedi para iserir novo e preenchi os campos. 

Ao salvar o banco de dados, o VS2010 retorna o seguinte erro: O valor de uma chave estrangeira não pode ser inserido porque não existe um valor de chave primária correspondente. [ Foreign key constraint name = RelFilhoPai ]

Alguém poderia me ajudar? Já tentei fazer várias combinações de chaves e não encontro a forma correta.

Obrigado

Caso ajude:

Montagem da tabela no SQL

Esquema do banco de dados

Erro ao clicar no botão salvar:

Erro ao salvar

• Editado Adalci terça-feira, 27 de março de 2012 23:05
    •  

Todas as Respostas

• terça-feira, 27 de março de 2012 23:01
    Moderador

Olá Adalci,

Tudo beleza?

Pelo erro parece que não esta sendo inserido um Pai para depois ser inserido um respectivo Filho.

Faça um teste, tente incluir registros sem que o DataSource de filhos esteja associado. Veja se os registros inserem corretamente, após isso faça o relacionamento para a tabela de Filho.

Pode ser que o DataSource esteja inserindo o registro de Filhos antes do registro de Pai, por isso o erro.

Tente fazer estes teste.

Mas é bastante importante que o Filho seja inserido apenas depois do Pai, pois assim o valor da chave estrangeira será válido.

obs.: eu particularmente prefiro escrever código a utilizar este tipo de ferramenta para fazer o CRUD dos dados. Se desejar posso lhe passar material para codificar isso manualmente, sem que seja necessário depender destas ferramentas de conexão com o banco de dados.

[]s!

Fernando Henrique Inocêncio Borba Ferreira
    while(alive){ this.WriteCode(); }
    Blog: http://ferhenriquef.com/
    Twitter: @ferhenrique

• terça-feira, 27 de março de 2012 23:24

Oi Fernando, obrigado pela ajuda.

Acertou em cheio!! Funcionou somente com a inclusão dos pais e depois quando fiz o relacionamento dos filhos.

Ocorre que quando executo o programa novamente os dados inseridos ainda estão lá de forma correta, porém quando peço um novo registro ele volta a dar o mesmo erro. Como posso corrigir este problema? 

• quarta-feira, 28 de março de 2012 01:59
    Moderador

Contém Código

Olá Adalci,

Tente fazer assim:

Me.Validate()
    Me.PaisBindingSource.EndEdit()
    Me.TableAdapterManager.Update(Me.AgoraDataSet.Tables(0))
    Me.TableAdapterManager.Update(Me.AgoraDataSet.Tables(1))

[]s!

• Marcado como Resposta Adalci quarta-feira, 28 de março de 2012 02:54
    • Não Marcado como Resposta Adalci quarta-feira, 28 de março de 2012 03:00
    •  
  • quarta-feira, 28 de março de 2012 02:54

Fernando, muito obrigado pela ajuda.

Estou usando o Framework 4 e ele não reconhece o Update, apenas o updateall. Teria outra forma de salvar as tabelas?

Obrigado

• Editado Adalci quarta-feira, 28 de março de 2012 03:02
    •  
  • quarta-feira, 28 de março de 2012 12:22
    Moderador

Ola Adalci,

Isso é bastante estranho, pois a documentação mostra que ele existe (http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms171933%28v=vs.80%29.aspx)

Vou procurar outra solução...

[]s!

• quinta-feira, 17 de maio de 2012 01:09

Não reconhece, como se o método não existisse!? Qual o erro que ocorre agora?

É ajudando os outros que nos ajudamos...

• Editado Terra Jr quinta-feira, 17 de maio de 2012 01:10
    •  
  • terça-feira, 29 de maio de 2012 10:47
    Moderador

Adalci,

Novidades quanto a essa questao?

André Alves de Lima
    Microsoft MVP - Client App Dev
    Visite o meu site: http://www.andrealveslima.com.br
    Me siga no Twitter: @andrealveslima